Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Mundo de cheiros

March 22, 2008

 

 

 

Texto originalmente publicado no blog Tudo É Dança para o Jornal de Piracicaba

 

Mundo Perfumado” é um espetáculo da contemporaneidade. Em cena não existem regras, linearidade. Os movimentos únicos e inquietos dos corpos despertam sensações variadas e profundas; reflexões, críticas, interpretações: dança. Criado para comemorar os 25 anos do Grupo de Dança 1º Ato, de Belo Horizonte, a coreografia que tem direção de Suely Machado e concepção de Alex Dias, será apresentada no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro a partir de hoje, às 20h. A montagem também pode ser vista amanhã, domingo, e nos dias 14, 15 e 16 de março.

 

Na montagem, o corpo do bailarino é, ao mesmo tempo, meio e mensagem. Coreografia e música se completam, ora inquietantes, ora suaves. Um universo pulsante criado pela vontade de dizer, de dançar, de encontrar respostas para as dúvidas de hoje e sempre. Em “Mundo Perfumado”, a característica do 1º Ato, de se aprofundar na dramaturgia do gesto, mostra-se cada vez mais presente.O trabalho recebeu o 10º Prêmio Sesc Sated, na categoria melhor espetáculo, melhor bailarino, bailarina, trilha sonora (André Abujamra), iluminador (Jorginho de Carvalho) e equipe técnica, além do 2º Prêmio Usiminas/Sinparc, nas categorias melhor bailarino, bailarina revelação e melhor espetáculo no Festival de Almagro.

 

Segundo a crítica de dança Cássia Navas “em ‘Mundo Perfumado’, a dança é atitude extremada do ser-estar, reinventando-se vida em cena, aguçando-se sentidos, desvelando-se impalpáveis rastros do humano pinçados em vasto mundo. Pela circulação entre e dos sentidos entrevemos os belos, os grotescos, os cômicos, os encantadores e os trágicos de cada intérprete, no palco, representantes de alguns de nossos perfumes essenciais. Rastros deste perfume permanecem no ar, empurrados para a platéia pelo vento furioso da música ou por brisa sutil. Depois de tanta dança e música ventando os odores do todo acontecido, fica conosco um mundo perfumado. Aspire, aproveite, divirta-se”.

 

DIREÇÃO — Suely é bailarina e coreógrafa formada em dança moderna. É diretora e fundadora do 1º Ato Centro de Dança e do Grupo de Dança Primeiro Ato, desde 1982, tendo produzido, co-dirigido e dirigido suas principais montagens. Ao longo desses anos, o Grupo atingiu lugar de destaque no cenário da dança contemporânea do Brasil e exterior, colecionando críticas e premiações significativas. A diretora também é a presidente da Unidança (Associação Mineira de Dança Artística Acadêmica), membro da Rede Cultural Mercosul e parceira do Projeto Social Reinventando a Escola, da comunidade da Barragem de Santa Lúcia em Belo Horizonte.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CONECTE-SE!