Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Pirodança fala sobre Marcela Benvegnu

April 6, 2016

Tem prata da casa na etapa de formação extensiva do PiraproDança (Programa Anual de Dança de Piracicaba). A bailarina e jornalista Marcela Benvegnu, que por cinco anos atuou como repórter de cultura no Jornal de Piracicaba, estará no Teatro Municipal Dr. Losso Netto neste sábado (4) e domingo (5) para ministrar o curso gratuito História da Dança.
Coordenadora de comunicação e marketing da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), Marcela lança novos diálogos e formas de olhar a produção atual de dança. São questões relacionadas às origens e ao desenvolvimento da dança cênica ocidental e, consequentemente, de seus desdobramentos, tendo com base suas manifestações, seus movimentos e espetáculos.


Marcela vai discutir bibliografias, apresentar vídeos e lançar discussões para que o público conheça a história da dança e se reconheça nela. “O mais importante é entender a dança que se faz hoje, olhando para o passado e, assim, pensar em algo para o futuro. São pinceladas de história da dança”, adianta.
Com 16 horas de duração, o curso acontece das 9h às 13h e das 15h às 19h de sábado e domingo. Para efetivar a inscrição é necessário remeter no anexo do e-mail currículo e carta de interesse.


O conteúdo programático prevê abordagens sobre o nascimento do balé (Renascença), balé de ação, os balés brancos (período romântico), era Diaglilev, dança moderna, expressionismo na dança, dança pós-moderna, dança contemporânea, dança-teatro, performance, vídeo-dança, sapateado, jazz dance e musicais, danças urbanas, dança no Brasil e festivais/companhias.


Mais que o contexto histórico, a bailarina e jornalista buscará uma abordagem que desperte nas pessoas o interesse pela pesquisa e também pela teoria, um dos principais focos da trajetória profissional de Marcela, que sempre conciliou sua apertada rotina no jornalismo com os estudos em dança.


Após concluir o curso de jornalismo na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Marcela fez pós-graduação em estudos contemporâneos em dança na UFBa (Universidade Federal da Bahia). No Jornal de Piracicaba, além de fazer reportagens em cultura, assinou textos na coluna semanal Tudo É Dança. Enquanto ainda atuava na imprensa piracicabana, defendeu seu mestrado na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).


Crítica, palestrante, jurada e convidada em festivais nacionais e internacionais, Marcela tem como uma de suas mais novas empreitadas a Revista de Dança, publicação eletrônica que pode ser acessada pelo revistadedanca.blogspot.com, escrita em parceria com Flávia Fontes Oliveira. Além disso, é uma das diretoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil.


O Piraprodança é realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Associação Cultural Arte Garapa. Com recursos da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), o programa tem como patrocinadores a Arcelor Mittal e a Elring Klinger, e apoiadores culturais o Bristol Center Flat Service e o Espaço Gourmet.

 

Mais informações pelo site http://www.piraprodanca.com.br ou pelo blog piraprodanca.blogspot.com.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CONECTE-SE!