Pirodança fala sobre Marcela Benvegnu

Tem prata da casa na etapa de formação extensiva do PiraproDança (Programa Anual de Dança de Piracicaba). A bailarina e jornalista Marcela Benvegnu, que por cinco anos atuou como repórter de cultura no Jornal de Piracicaba, estará no Teatro Municipal Dr. Losso Netto neste sábado (4) e domingo (5) para ministrar o curso gratuito História da Dança. Coordenadora de comunicação e marketing da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), Marcela lança novos diálogos e formas de olhar a produção atual de dança. São questões relacionadas às origens e ao desenvolvimento da dança cênica ocidental e, consequentemente, de seus desdobramentos, tendo com base suas manifestações, seus movimentos e espetáculos.

Marcela vai discutir bibliografias, apresentar vídeos e lançar discussões para que o público conheça a história da dança e se reconheça nela. “O mais importante é entender a dança que se faz hoje, olhando para o passado e, assim, pensar em algo para o futuro. São pinceladas de história da dança”, adianta. Com 16 horas de duração, o curso acontece das 9h às 13h e das 15h às 19h de sábado e domingo. Para efetivar a inscrição é necessário remeter no anexo do e-mail currículo e carta de interesse.

O conteúdo programático prevê abordagens sobre o nascimento do balé (Renascença), balé de ação, os balés brancos (período romântico), era Diaglilev, dança moderna, expressionismo na dança, dança pós-moderna, dança contemporânea, dança-teatro, performance, vídeo-dança, sapateado, jazz dance e musicais, danças urbanas, dança no Brasil e festivais/companhias.

Mais que o contexto histórico, a bailarina e jornalista buscará uma abordagem que desperte nas pessoas o interesse pela pesquisa e também pela teoria, um dos principais focos da trajetória profissional de Marcela, que sempre conciliou sua apertada rotina no jornalismo com os estudos em dança.

Após concluir o curso de jornalismo na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Marcela fez pós-graduação em estudos contemporâneos em dança na UFBa (Universidade Federal da Bahia). No Jornal de Piracicaba, além de fazer reportagens em cultura, assinou textos na coluna semanal Tudo É Dança. Enquanto ainda atuava na imprensa piracicabana, defendeu seu mestrado na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Crítica, palestrante, jurada e convidada em festivais nacionais e internacionais, Marcela tem como uma de suas mais novas empreitadas a Revista de Dança, publicação eletrônica que pode ser acessada pelo revistadedanca.blogspot.com, escrita em parceria com Flávia Fontes Oliveira. Além disso, é uma das diretoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil.

O Piraprodança é realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Associação Cultural Arte Garapa. Com recursos da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), o programa tem como patrocinadores a Arcelor Mittal e a Elring Klinger, e apoiadores culturais o Bristol Center Flat Service e o Espaço Gourmet.

Mais informações pelo site http://www.piraprodanca.com.br ou pelo blog piraprodanca.blogspot.com.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

CONECTE-SE!